quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Today News

A TEC, tal como eu previa e não fico nada triste, não será este ciclo. O endometrio está "bonito" para esta fase do ciclo 8º/9º dia mas o foliculo dominante já tem 18mm, ou seja vou ovular antes que o endometrio esteja no ponto. A prova que após um aborto os ciclos ficam marados. Só espero que o próximo seja melhor.

Embora o protocolado seja fazê-lo após dois abortos, A Dra. acha importante fazer o estudo das trombofilias e como tal mal cheguei ao Porto fui fazê-lo. A prescrição ficou no laboratório mas quando tiver o resultado, por volta de dia 15/9, publico quais foram os factores analisados. Basicamente consiste em estudar se tenho algum problema de coagulação do sangue, incluindo a mutação no gene que causa esses problemas. Já me chegam de mutações nos genes!! Sinceramente não acredito que tenha nada disso, mas obviamente que fico mais sossegada fazendo essas análises e quem me dera que viesse algum valor alterado. Estava justificado e poderia-se evitar o mesmo desfecho da próxima vez. Se não tiver nenhum problema de coagulação resta-me acreditar que foi um infeliz acaso igual ao que acontece a tanta gente. Obviamente que na minha mente ocorrem problemas de compatibilidades e coisas mais maradas mas como diz o meu marido "deixa andar. Estamos a ser seguidos pelos melhores especialistas do país (não são os únicos, atenção!), fazemos os exames que nos aconselharem e deixamos rolar". E é isso que vamos fazer.  Também me ocorre que tenha algum problema no útero... iremos lá depois certamente. 

Hoje fui à IVI, pela primeira vez, com ansiedade zero. Sei que cada vez relativizo mais as coisas e isso só pode ser bom. Noutras ocasiões as notícias de hoje, adiar a TEC, seriam motivo para me deixar arrasada, mas se querem saber  no meu cérebro só ouço aquela música "I don't care". Por outro lado não consigo deixar de sentir uma enorme tristeza... e não é por ter adiado a TEC (eu sabia que ia ter que esperar, infelizmente actualmente tenho um conhecimento enorme do meu corpo), é pelo meu embrião que não evoluiu... E isso só com o tempo vai lá.

17 comentários:

  1. Minha querida
    Tens que dar tempo ao tempo..Gostaria de te dizer que é fácil utrapassar uma perda, mas não é.
    Aguarda o resultados das análises. Pode ser que encontres ai alguma justificação para o sucedido.
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse no post não acredito que esteja aí a justificação... há coisas que não têm justificação. Sinceramente não sinto necessidade de encontrar uma... Acho que estou conformada. Imensamente triste... e isso sim, só o tempo pode atenuar.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Estou a sentir-me exatamente da mesma forma. Se em ocasiões anteriores haveria já um nervoso miudinho por hipoteticamente começar a tomar Estrofem na próxima semana, desta vez ainda nem sequer provoquei a vinda da menstruação para iniciar o processo. Não estou minimamente preocupada com a TEC, porque agora a prioridade sou eu. Amanhã vai ser um dia determinante em que farei uma endoscopia com sedação. Há dias fiz uma mas consciente. O resultado da biópsia que vou fazer ao adenoma encontrado vai ditar como será a minha vida nos próximos tempos. Há muito tempo que tento preparar-me psicologicamente para o pior, não gostava de passar por isso. Essa visão do inferno deixa-me cada vez mais convencida que os 4 embriões que restam são o meu limite. Acho que não tenho disposição para arriscar mais.

    Percebo o que dizes em relação às trombofilias, desejei o mesmo quando fiz a histeroscopia. Das biópsias ainda não sei nada mas algo me diz que vai estar tudo bem, só para me irritar.

    Estou inteiramente solidária contigo.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai estar tudo bem!! Terá que estar... já te chega esta luta da infertilidade!

      Beijinho fico a aguardar por notícias tuas

      Eliminar
  3. Gostava muito de te dizer que a tristeza por uma perda desaparece, mas não posso... É muito raro o dia em que não penso no meu embrião e já passaram quase 3 anos! O tempo atenua um bocadinho a dor, mas não a elimina, não a torna menos forte... Uma vez li uma frase que faz todo o sentido para mim: 'o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do foco das atenções!'
    Mas lá está... o incurável vai sair do teu foco de atenção e quando estiveres preparada vais voltar a fazer tudo de novo, com forças e esperanças renovadas!! Fazes bem em fazer as análises das trombofilias, assim já vais com mais certezas!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida!!
    Grande coincidência mas tivemos consulta no mesmo dia com o mesmo resultado..3 perdas depois o Dr Cristiano recomendou os exames as trombofilias entre outros fiz logo no próprio dia e os resultados terei dia 15/9..não sei muito bem o que pensar..não acredito que seja esse o meu problema..mas será "apenas" embriões com anomalias genéticas??mas já é muito azar..já vamos em 5 embriões transferidos todos de 5 dias e classe A..
    Poderão ser os meus óvulos que não terão a qualidade necessária?nao sei mesmo e estas dúvidas mata-me..não saber o porque..
    Um beijinho grande para ti!desejo para ti o que desejo para mim❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é engraçado Bea :) Já antes fizemos um beta no mesmo dia.

      E parece-me que fizemos no mesmo laboratório... como sabes comecei a minha caminhada na clínica Alberto Barros por isso todas as análises que não faço em Lisboa, faço no laboratório recomendado por eles. Teremos o resultado no mesmo dia e tudo...

      Eu também não acredito que a justificação para o meu aborto passe pelas trombofilias. As minhas falhas de implantação deviam-se (certamente) ao facto de estarmos a transferir no timing errado, e esta perda provavelmente deveu-se mesmo a uma anomalia genética no embrião. Ando eu a fugir a problemas genéticos e olha a minha sorte! Embora a minha dadora seja novinha (23 anos) nada impede que haja problemas no desenvolvimento embrionário... só o futuro ajudará a entender isso. Se houver novos episódios de perda gestacional terei a confirmação de problemas embrionários. Ainda tenho um longo caminho pela frente... Infelizmente não há maneira de saber se os embriões morfologicamente bons (aquilo que os biólogos analisam e avaliam), também o são geneticamente. Só fazendo DGPI... mas isso só poderia ser feito aos meus embriões antes de ser criopreservados. Agora só me resta transferi-los e esperar que com 1 corra bem...

      Vai dando notícias tuas. Torço muito para que brevemente tenhas um desfecho feliz e possas dar um mano ao teu menino :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  5. Também acho que não se esquece... aprende-se a (com)viver com ela. Eu estou pronta psicologicamente para uma nova TEC... acho que vou conseguir lidar com essas emoções novamente.

    E tu minha querida Ana, como tens estado? Novidades?

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A força aparece e nem sabemos bem de onde, mas ela aparece! Pelo menos para mim tem aparecido! :) Somos muito muito fortes!!
      Acho que fazes muito bem e há que ter esperança! Ainda ontem pensei... um dia também vai correr bem para mim! Não pode correr sempre mal!!
      Depois do meu último negativo, a sugestão foi cirurgia... eu não queria, o médico não queria, mas é a única solução! Ainda não sei quando, talvez mais para o fim do ano, mas será esse o caminho! Espero que no início do ano possa regressar à TEC!
      Um beijinho grande e muita força! *

      Eliminar
  6. Olá Little fairy tale!! Eu tb fiz esse estudo das trombofilias e não tinha nada de especial a não ser um valor mais elevado na coagulação mas ainda assim dentro dos limites. Teoricamente não seria necessário nada de especial para alem da aspirina (que ja tomava nos anteriores tratamentos) Contudo e face a duas tentivas falhadas com bons embriões e visto que so restavam mais dois congelados, nesta tec o meu médico decidiu introduzir o innohep injeção, tipo heparina e o lepicortinolo 5 mg para além da aspirina, estrofem e progesterona. Coincidência ou não a verdade é que desta vez funcionou. Fazes muito bem em fazer esse estudo e é sempre uma informação relevante! Muita força querida para esta nova etapa! A minha para ja está a correr muito bem, apesar de alguns episódios de sangramentos devido a um hematoma subcoriônico detetado as 6 semanas e 5 dias qud durou 3 dias e ontem mais um episodio muito leve as 13 semanas (que susto pensei que o hematoma estava resolvido mas não ainda tem um pouquinho), mas graças a Deus fui as urgencias e o bébé esta otimo . Falei com o meu médico e disse me que era normal o hematoma, apesar de já ser pequenino, ainda sangrar! Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Little fairy tale!! Eu tb fiz esse estudo das trombofilias e não tinha nada de especial a não ser um valor mais elevado na coagulação mas ainda assim dentro dos limites. Teoricamente não seria necessário nada de especial para alem da aspirina (que ja tomava nos anteriores tratamentos) Contudo e face a duas tentivas falhadas com bons embriões e visto que so restavam mais dois congelados, nesta tec o meu médico decidiu introduzir o innohep injeção, tipo heparina e o lepicortinolo 5 mg para além da aspirina, estrofem e progesterona. Coincidência ou não a verdade é que desta vez funcionou. Fazes muito bem em fazer esse estudo e é sempre uma informação relevante! Muita força querida para esta nova etapa! A minha para ja está a correr muito bem, apesar de alguns episódios de sangramentos devido a um hematoma subcoriônico detetado as 6 semanas e 5 dias qud durou 3 dias e ontem mais um episodio muito leve as 13 semanas (que susto pensei que o hematoma estava resolvido mas não ainda tem um pouquinho), mas graças a Deus fui as urgencias e o bébé esta otimo . Falei com o meu médico e disse me que era normal o hematoma, apesar de já ser pequenino, ainda sangrar! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que nunca temos paz não é minha querida... é por isso que às vezes me faltam as forças para passar por tudo novamente...

      O período crítico já passou! Brevemente terás o teu bebé nos braços :-)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Eu nunca tomei nada além da progesterona... já vi alguns casos que com a adição de um corticoide foram bem sucedidos... vamos ver se a Dra. me adiciona esse fármaco...

      Eliminar
  8. Mylittlefairytale nem sabia que era possível isso acontecer ovular sem endometrio ok. Há coisas mesmo estranhas!
    É muito bom fazer já o despiste de trombofilias independentemente de estar alguma coisa alterada ou não é mais essa informação.
    Um grande beijinho e força daqui a nada está ai uma próxima tec

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Dream não sei... secalhar não irá haver ovulação... o foliculo de 18mm irá transformar-se num quisto. Quando a Dra. falou em quisto fiquei preocupada porque já me chatearam imenso os quistos foliculares. A Dra. disse que para a TEC não será significativo (a menos que seja funcional, mas ela tem quase a certeza que não é). Para fazer uma estimulação é que não pode haver quistos pois eles podem impedir o desenvolvimento dos restantes foliculos... seja como for não sei se será já no próximo ciclo que haverá nova TEC...

      Eliminar
  9. É verdade little!!! Apesar que andava tranquilinha desde as 8 semanas e meia relativamente ao hematoma...tinha diminuído muito desde as 6 semanas e 5 dias e na eco das 11 semanas e pouco era já residual, por isso o susto e espanto por este episódio de sangramento ( escuro) as 13 semanas, muito pouco mas a verdade é que sujou o pesinho. Desde então nada...a descansar o máximo! Little este caminho não é fácil, ando tb paranóica com a toxoplasmose não sou imune e tudo o que como me mete medo qdo é fora de casa e em casa até ...enfim! É um medo constante, se não é isto é aquilo...Estes próximo 6 meses prometem!!!! Little força ansiosa por saber os teus resultados...vai dando noticias. Do meu lado passarei sempre por aqui para contar como está a correr esta saga :)
    Um beijinho muito grande!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr tudo bem :) O período crítico já passou... agora serão só uns sustinhos! Como eu já disse, a verdadeira emoção começa com o positivo...

      Beijinho grande minha querida :)

      Eliminar