sexta-feira, 28 de julho de 2017

9º semana

Hoje entramos na 9ª semana. Já começa a parecer alguma coisa... faltam 5 semanas para acabar o 1º trimestre e puder confiar mais um pouco que vai correr bem. Para já é muito cedo para "cantar vitória". 

Na terça, na quinta e hoje de manhã as perdas de sangue marcaram presença no seu registo. Afectam-me imenso. Se num dia estou contente e confiante que está tudo bem, no dia seguinte parece que caio na real e penso "calma lá! Nada de planos, um dia de cada vez!". E é assim mesmo que tem que ser: 1 dia de cada vez. Se o tratamento de fertilidade ocupa a nossa cabeça, estas primeiras semanas de incerteza, ainda para mais quando há sangue, são muito, muito piores de lidar. 

Já temos consulta marcada com o obstetra para dia 3/8, a próxima quinta feira e vamos lá ver se ele encontra alguma explicação para esta situação das manchas de sangue, corrimento ensanguentado, o que quer que esta porcaria seja (nunca manchou as cuecas nem ficou na sanita - perdão pela descrição). Só espero que corra tudo bem até lá... e que acima de tudo, esteja tudo bem com o embrião na consulta. Vivo com o coração nas mãos desde que soube da gravidez... é muito complicado lidar com esta ansiedade, este medo constante... e não consigo libertar-me disto é já estou cansada desde estado de medo constante.

Esta semana também ficou marcada pela interrupção da administração da progesterona intramuscular. Na verdade tivemos indicação para parar logo no dia da consulta com a Dra. C. Segundo a Dra. a placenta já era mais que suficiente para produzir a progesterona necessária, mas como ainda tínhamos 2 ampolas em casa pedi à Dra. para continuar a tomar.... ela concordou, e até disse que se fosse para eu ficar mais sossegada tudo bem, mas não era necessário. Agora já acabou oficialmente e eu estou cheia de medo que faça falta. Na verdade o meu rabo agradeceu imenso... o meu pobre marido já não via área "decente" para dar a pica. Eu confesso que já nem sentia nada de especial... habituei-me àquilo. Todo o mal fossem umas picas no rabo...

A parte boa, que será impressão minha ou não, é que parece-me que a barriga já começa a fazer-se notar. Mais ao final do dia... quanto ao resto não há mais nada de novo. Enjoos nem ve-los, pelo contrário a fome tem sido minha companheira. 


3 comentários:

  1. ó hoje li a excelente notícia. Muitos Parabéns 😁
    Lamento informar mas [acho que já sabes] vais passar toda a gravidez com o coração nas mãos 😛
    Eu estou de 37 semanas, já estou no final, mas foi toda a gravidez aflita, sempre com medo de que algo acontecesse.
    Mas no fim vai correr tudo bem 😊
    Fé e calma acima de tudo. E sim, um dia de cada vez 😊
    Eu tive um descolamento de placenta no início. Fiquei de repouso absoluto e tudo se resolveu. Custou imenso, sempre com muito medo, mas correu bem e isso é que interessa 😊
    Desejos de toda a sorte do mundo 😘

    ResponderEliminar
  2. Podes nem acreditar mas ainda hoje pensei em ti e como andarias...
    Uma amiga minha nunca teve enjoos mas tinha muita fome ;)
    Depende muito de pessoa para pessoa. Espero que dia 3 fiques mais esclarecida...

    ResponderEliminar
  3. Como eu compreendo este estado de ansiedade e medo constante que nos leva quase à exaustão! Acho que foi quando atingi um pico de cansaço emocional tal que comecei a descontrair!
    Mas é engraçado perceber como nos sentimos quase todas da mesma forma, principalmente quem passa por tratamentos de fertilidade.
    Termos a consciência ou tentarmos interiorizar que há muita pouca coisa que possamos controlar neste momento, que quase tudo depende da Natureza, ajudou-me a tranquilizar nos momentos de maior ansiedade.
    Também notava ao final do dia a barriga mais saliente, é curioso.
    Muita calma, tentar descontrair e como digo, espero pelo melhor, são as únicas coisas que realmente podemos fazer. E relembrar sempre que, mais daqui para a frente, o nosso estado emocional poderá influenciar o nosso bébé por isso tentar ser o mais tranquila dentro do que é possível face ao nosso coração de mães (sim, porque nessa altura já me sentia uma mãe :) )

    ResponderEliminar